Lina_Raül Refree vencem primeira edição do Prémio Carlos do Carmo


É com muito orgulho que a Uguru informa que o álbum de estreia do projeto Lina_ Raül Refree foi o vencedor da primeira edição do prémio Carlos do Carmo. Este galardão vem juntar-se a uma imensa lista de distinções internacionais que o duo tem vindo a angariar desde a edição do primeiro álbum em janeiro de 2020.


O prémio Carlos do Carmo foi instituído pela SPA, como forma de homenagear o intérprete falecido em janeiro deste ano, associado desta instituição desde 1997. O júri responsável pela avaliação dos trabalhos da área do fado respeitantes a 2020, presidido por António Vitorino D’Almeida e constituído por Rui Vieira Nery, Paulo de Carvalho, Tozé Brito e Tiago Torres da Silva, atribuiu a primeira edição do Prémio ao projeto de Lina, cantora de exceção, fadista residente do Clube de Fado e autora de dois álbuns editados pela Sony Music, e do catalão Raül Refree, um dos mais conceituados produtores da atualidade.

A entrega do prémio terá lugar no dia 25 de Maio durante as celebrações do Dia do Autor Português.

_ Vencedor do I Prémio Carlos do Carmo
_Nº1 no World Music Charts Europe, “Disco do ano 2020”
_Votado um dos 5 melhores discos de 2020, Le Monde (Patrick Labesse)
_Nº1 “Best Portuguese albums 2020”, No Sólo Fado
_Vencedor do Preis Der Deutschen Schallplattenkritik - Prémio da crítica alemã
_Vencedor do Prix de L’Académie Charles Cros (França) - Coup de Coeur 2020
_Nomeado para Les victoires du Jazz 2020 (França)
_#TOP10 Transglobal Music Charts por 4 meses consecutivos (Fev-Maio 2020)
_Videoclip "Cuidei que Tinha Morrido" finalista do One Screen Short Film Festival - Nova Iorque 2020




"Raül Refree […] rethinks fado with the
Portuguese vocalist Lina. Out go the
guitars, in come brooding synths and
keyboards. It’s an effective intrusion.
The contrast between the redblooded
emotion of Lina’s voice and the cool
electronic tones on, say, Destino, is
hugely effective … Lana Del Rey meets
Lisbon…” ****
The Times (UK)


“Fado that does not convince with
emotional intensity, but with restraint,
brittleness. A new world of sound for
an old song book.” 5*****
Globalsounds (DE)


“A great fado record, to say the least.”
Le Monde (FR)


”Splendid and surprising album until
its end”
Les Inrockuptibles (FR)


The production throughout is minimal to the point of austerity, creating an intimacy that feels like standing with the duo in a darkened room … The production [is] modestly taking its place behind the songs’ timeless melodies and Lina’s gorgeous vocals. The singer possesses a voice of fiercely intimate power and texture, capable within
one brief musical phrase of tempting a bird to the windowsill and blowing the opera doors clean off, as in the show-stopping melodrama of “Quando eu era Pequenina.” … Intimate, heartfelt, and solemnly inviting, it’s also a wonderful
record.” 7.7
Pitchfork (UK)

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