"ALL COSMOLOGIES" é o novo álbum de THE WEATHERMAN | O regresso do músico é acompanhado de uma curta-metragem

 


A imaginação muitas vezes conduz-nos a mundos a que nunca fomos, mas sem ela não iremos a lugar nenhum. Carl Sagan

"All Cosmologies", o quinto LP da discografia de The Weatherman, é uma ópera pop em todas as suas facetas. São 13 melodias complexas e diversificadas, camadas intrincadas de sons imaginativos que, harmoniosamente, se complementam. Uma viagem musical, do princípio ao fim, carregada de uma singularidade única e dos passos amadurecidos do autor, Alexandre Monteiro, músico de vários tempos, com compassos próprios e inspirações que vão desde a pop britânica ao psicadelismo e ao movimento hippie. Nas suas obras, fruto de um misto de experiência pessoal, influências e grande capacidade criativa, aflora sempre um misticismo cósmico de cariz contemporâneo.

Além do vinil (uma edição física especial limitada de 300 cópias) e do suporte digital, "All Cosmologies" ganha existência sob a forma de um filme musical realizado por Vasco Mendes, com o apoio do fundo cultural da GDA, uma curta-metragem com o mesmo nome a ser exibida em data a revelar. O filme é sobre como as gerações futuras irão olhar para o mundo actual. Valentina, a personagem principal, e título do primeiro single, é interpretada pela atriz Carolina Amaral.


A ideia para este disco e para o filme partiu da canção "Valentina" que eu escrevi quando a minha sobrinha (com o mesmo nome) nasceu. Intrigou-me pensar de que forma é que no futuro ela iria encarar o mundo que estamos a viver agora e, de repente, apercebi-me que tinha em mãos a base para um guião de um filme. O Vasco Mendes ajudou-me a afinar as ideias e, assim, colocámos de pé uma ópera pop, onde a ficção se mistura com a realidade.

“All Cosmologies” foi gravado no estúdio Hertzcontrol, em Caminha, por Marco Lima. A maioria dos instrumentos foram gravados pelo próprio The Weatherman.

“All Cosmologies”, ao vivo, no Porto, dia 19 de Junho (local a anunciar)

Comentários