Dream People anunciam novo disco e lançam videoclip com João Reis Moreira


Os DREAM PEOPLE acabam de lançar “People Think”, primeiro single de Almost Young, novo disco da banda a ser editado no próximo dia 12 de Março. O videoclipe conta com a participação do dançarino João Reis Moreira.

Depois de se estrearem com Soft Violence – considerado um dos melhores discos portugueses de 2020 pelo blog espanhol Mindies – e de se apresentarem em festivais emblemáticos como o Festival Vodafone Paredes de Coura (Sobe à Vila), os Dream People lançam agora“People Think”, primeiro single de Almost Young, disco a ser editado dia 12 de Março.

“Hoje lançamos a “People Think”. É a música mais alegre do nosso novo disco, mas também aquela que tem a mensagem mais dura: por vezes, em certas alturas das nossas vidas, acabamos por nos esquecer daquilo que éramos na juventude. Todos temos esse medo de nos perdermos a nós mesmos e esta música acaba por refletir isso mesmo.”
Dream People

É com base nesta contradição entre um passado ideal e um presente em que o sujeito se confronta com a vida desperdiçada, que João Reis Moreira - dançarino conhecido principalmente pelo seu trabalho com Conan Osiris - empresta a sua performance ao videoclipe realizado por Andreia Pereira da Silva e produzido pela Maus da Fita. 

“Terminei um ano improvável a interpretar uma música imprevista, que me fez chegar a um sentido de cooperação e colaboração, mais do que nunca necessárias. Dei o corpo a esta música projectando todas as ânsias e necessidades dum ano. Dancei o empate da vontade com a apatia, corri atrás do tempo que não se agarra, até perceber que a canção falava directamente comigo: sinto a falta de tudo sobre aquele miúdo que dançava a noite inteira, porque o perdi de vista.”
João Reis Moreira

Almost Young é acima de tudo um disco dialético. Um exercício assumido de chiaroscuro musical, em que a leveza e o amor coabitam com a dor, a perda e a solidão, muitas vezes dentro do invólucro de uma só canção. Os Dream People não renunciam a mostrar as várias cores e dimensões das suas canções, mesmo que isso implique músicas de maior duração. É aí que reside a profundidade de seu trabalho.

Em “People Think”, por exemplo, encontramos uma canção aparentemente optimista e até eufórica - reminescente os anos oitenta - mas que é acompanhada de uma letra confrontativa, em que se aponta o dedo a quem, com o decorrer da vida, se deixa tornar obsoleto. A quem com a idade adulta cai numa rotina entorpecente e perde a sua própria essência. A quem se esquece da juventude. 

Esta ideia de abandono e de perda da juventude, é transversal a todo disco. Ela espelha receios e angústias dos cinco membros da banda: o receio a mudança de pele, da transformação. O receio de sair do ninho e aterrar no mundo real. A enorme angústia de se ser quase jovem mas não se poder voltar a sê-lo, porque esse tempo simplesmente não volta. Almost Young é um disco sobre o fim de uma era. E é também, mais uma vez, um disco feliz e triste, que mesmo nos momentos altos esconde uma camada negra de melancolia e dor, só acessíveis ao ouvido mais atento. 

People Think está também disponível em todas as plataformas digitais

Os Dream People são Francisco Taveira (voz), Bernardo Sampaio (guitarras e synths), Nuno Ribeiro (guitarra e synths), João Garcia (baixo), Diogo Teixeira de Abreu (bateria)


FICHA TÉCNICA “PEOPLE THINK”

Música
Gravada, misturada e masterizada por Vítor Carraca Teixeira nos Poison Apple Studios

Vídeo
Realização: Andreia Pereira da Silva
Diretora de Fotografia: Concha Silveira
Edição: André Mendes
1º Assistente de Câmara: João Vaz
Câmara Subaquático: Marcel Encarnação
Dançarino: João Reis Moreira
Rapariga: Filipa Lérias
Produção: Maus da Fita

AGENDA
12 de Março - Festival Quina das Beatas, Portalegre

BIOGRAFIA
Os Dream People são uma nova banda lisboeta composta por cinco elementos: Francisco Taveira (voz), Nuno Ribeiro (guitarra), Bernardo Sampaio (guitarra), João Garcia (baixo) e Diogo Teixeira de Abreu (bateria).
As suas músicas refletem a vida de cinco jovens em crescimento num país belo mas pobre, onde ser músico tanto pode ser considerado um ato de coragem como de loucura. No entanto, desde o seu nascimento em 2019, os Dream People têm vindo a construir o seu espaço na cena musical portuguesa. 
Começando com Soft Violence, EP de estreia, o quinteto apresenta-nos um equilíbrio entre atmosferas sintéticas, que lembram algumas variações da dream pop, e uma componente de shoegaze melancólico. Foi considerado um dos melhores discos portugueses de 2020 pelo blog espanhol Mindies e levou os Dream People a palcos tão emblemáticos como o Vodafone Paredes de Coura (Sobe à Vila) e o Super Bock em Stock.
Se Soft Violence apresenta uma banda com muito por dizer, mas ainda em busca da sua identidade, em Almost Young - o segundo disco da banda, com edição em Março de 2021 - encontramos um grupo mais maduro, mais confortável consigo mesmo. Um grupo que, acima de tudo, busca autenticidade e substância no seu trabalho. Uma banda de sonhadores em busca da realidade e que não renuncia pintá-la como ela é, quer cantar a realidade sem adornos, complexa, intrincada. É aí que reside a profundidade do seu trabalho.

Comentários